Se trabalhas com SEO, sabes como é importante realizar uma auditoria de backlinks. Se não fazes a mínima ideia do que estou a falar, mas até queres perceber como melhorar a qualidade das páginas do teu site, tens que ler este artigo até ao fim.
Vou mostrar-te, de seguida, porque deves fazer uma auditoria de backlinks e como a fazer.
Um backlink é quando uma página de um site é vinculada à página de um outro site. Se um site apresenta um link para uma página do teu website, isso é um backlink. Os backlinks são também conhecidos por links de entrada ou links de sentido único.
A Importância Dos Backlinks
Os backlinks são vistos pelo Google e outros motores de pesquisa, como um “voto de confiança” dado por outros websites, levando a que os motores de pesquisa entendam, por meio dos seus algoritmos, que vale a pena vincular o conteúdo e, portanto, também vale a pena aparecer na página de resultados do motor de pesquisa (conhecida como SERP). Já percebeste, então que, se uma página do teu site é mencionada noutras páginas de outros websites, o teu site ou página vão:
- Melhorar a classificação na SERP
- Ter mais probabilidade de ser descoberto pelos motores de pesquisa
- Receber mais tráfego de referência
Então, quer isto dizer que quanto mais “votos” tiveres, maior será a classificação daquele teu link no Google e noutros motores de pesquisa, certo?
Errado!
Quantidade não é sinal de qualidade
Os motores de pesquisa focam-se na qualidade do link por meio da:
- Autoridade da página: mede, de 1 a 100, a força de uma única página web
- Autoridade de Domínio: É a métrica que revela a influência de um site no Google e noutros motores de pesquisa.
- Relevância: ao definir uma estratégia de backlinks, é importante que os sites para os queres vincula os teus links, devem estar relacionados ao teu. Se o teu site é sobre produtos de beleza, não faz sentido que as páginas sejam incluídas num site de Incluir um link de um site oficial sobre gaitas de foles em seu site de equipamentos de capital provavelmente não ajudará seus rankings.
E existem vários fatores que afetam a credibilidade de um backlink, incluindo:
- o poder da página de referência – páginas com baixa qualidade podem diminuir o ranking do teu link.
- o número de outros links que estão nessa página – um link de uma página com muitos outros links terá menos valor de link do que um link de uma página com apenas um link.
Para determinar a qualidade dos links, costumo utilizar o SEMRush, mas podes utilizar o Moz Site Explorer e, claro, o Google Search Console.
Mas e que tal meter a mão na massa?
Para isso, vou explicar-te a diferença entre um backlink de qualidade e um backlink tóxico.
O que é um backlink de qualidade?
Um backlink de qualidade é um link relevante e colocado naturalmente que aponta para o teu site a partir de um site de alta autoridade de domínio. O referido site é considerado de confiança tanto pelos motores de pesquisa como pelos utilizadores da web.
Simplificando, não são só os rastreadores de sites do Google confiam no site, mas os seres humanos também. Acredita-se que quanto mais confiável for um site, maior será a sua autoridade de domínio, fornecendo links de maior qualidade.
Não tens a certeza se o site que aponta para uma página do teu site tem uma autoridade de domínio decente? Podes fazer uma pesquisa rápida usando o Verificador Gratuito de Backlink do site da SEO Review Tool:
O que é um backlink tóxico?
A atualização do algoritmo Penguin do Google pode parecer fofa, mas é bem sério. Lançado inicialmente em 2012 e atualizado em 2016, o principal objetivo do Penguin é identificar e penalizar sites que tenham backlinks tóxicos ou irrelevantes. Essa prática também é conhecida como construção de links de black hat.
O Google está bem ciente dos sites que realizam esquemas de links desonestos na tentativa de subir no ranking. Se um site compra links ou os obtém de outra forma desonesta, o Google, mais cedo ou mais tarde, vai detectá-los.
Auditoria de backlinks em cinco passos
Estes são os 5 passos que podes usar para uma auditoria de backlinks
1. Capturar os backlinks do site
Primeiro, localiza todos os links que estão a enviar tráfego para o teu site. Podes obter uma lista completa dos teus backlinks, utilizando o Google Search Console:
- Faz login e clica em “Links”.
- Clica em “Top linked pages”.
- Recolhe o número total de backlinks para o teu site.
Não te esqueças de verificar também os “Top linking sites”, que mostram os sites que fornecem mais backlinks ao teu site. Também podes capturar o conteúdo mais vinculado e até mesmo ver como os outros sites se vinculam ao teu conteúdo. Como por exemplo, que texto âncora (anchor text) é que utilizam.
Podes também utilizar ferramentas específicas de SEO para descobrir os backlinks que estão a dirigir para o teu site e analisar quais são tóxicos.
2. Analisar e classificar todos os backlinks
Podes utilizar gratuitamente o SEO Review Tool ou o Moz Site Explorer, já referido em cima.
Pessoalmente, para a recolha, análise e classificação de backlinks, gosto de utilizar a ferramenta de auditoria de backlinks do SEMRush , que automatiza o processo e é bem completa.
3. Rejeitar (Disavow) ou remover backlinks
Depois de identificares todos os backlinks que apontam para o teu site e os classificares como bons e maus é hora de contactar os administradores dos sites onde se encontram os teus backlinks tóxicos. Se os links não forem removidos, podes avançar para a rejeição dos backlinks utilizando a ferramenta de rejeição do Google.
Só deves avançar com o pedido de rmeoção ou a rejeição se ocorrer um dos seguintes cenários:
- Os backlinks que redirecionam para o teu site, violam as diretrizes de qualidade do Google
- Tens um número considerável de links com spam, artificiais ou de baixa qualidade a apontar para o teusite
- Os links causaram uma ação manual ou provavelmente causarão uma ação manual no teu site
Como rejeitar os backlinks tóxicos
- Cria um arquivo .txt com codificação UTF-8.
- Insere uma URL por linha ou domain:dominio.com para um domínio.
- Acede à ferramenta de rejeição de Links.
- Seleciona o teu site.
- Clica em Rejeitar links.
- Clica em Escolher arquivo e faz o upload da lista.
4. Evita spam através da revisão do texto âncora
Aos olhos do Google e de outros motores de pesquisa, o texto âncora é um fator de classificação significativo e impossível de manipular.
Existem várias ferramentas gratuitas e disponíveis online para pesquisares no texto âncora, links com spam ou irrelevantes.
O Ahrefs oferece um verificador de backlinks gratuito e uma versão mais abrangente e paga que permite que tenhas um relatório completo de âncoras, de forma rápida e fácil.
5. Constrói links valiosos e de alta qualidade
A auditoria de bakclinks, não ajuda só a identificar backlinks tóxicos para o teu site, mas também é uma oportunidade para criares links de alta qualidade que não existiam antes.
Ao identificares links perdidos ou quebrados, podes contactar os administradores dos sites onde identificaste esses links e aproveitar a oportunidade para pedir backlinks a páginas do teu site que pretendas que tenham mais relevância e autoridade.
É verdade que uma auditoria de backlinks exige dedicação e paciência. No entanto, com estes 5 passos que te apresentei, é possível optimizar o processo e obter bons resultados.
Esperamos que tenhas gostado de ler sobre 5 Passos Para Uma Auditoria De Backlinks. Deixa-nos o teu comentário sobre o assunto a baixo, e não te esqueças de deixar algum amor à nossa autora Joana Mouzaco.
Joana Mouzaco
Licenciei-me em Marketing, numa altura em que ainda não se falava do Digital. Desde 2001, já fiz parte de equipas de marketing na área da educação, pequeno e grande retalho, decoração, moda, etc. Com o desenvolvimento do digital, fui sempre à procura do que havia de novo na área. Hoje em dia, trabalho o Marketing tradicional e o digital numa empresa portuguesa de Saas, com forte presença internacional.
O PAD tem sido o local onde tenho refrescado os meus conhecimentos de Marketing Digital e aprendido muito sobre PPC e até sobre as minhas capacidades. Nos meus tempos livres, faço alguns trabalhos de freelancer, mais na área de SEO, e-Mail Marketing e Facebook Ads.
Sou uma apaixonada por comunicação, adoro ler. Para descomprimir e desacelerar o dia, gosto de andar de mota ou fazer uma caminhada na praia.
Queres falar comigo? Envia-me um e-mail.