O que são os códigos UTM e para que servem? → Os códigos UTM são excertos de texto que podem ser adicionados a um link, que nos irá dizer informações úteis como a fonte, o nome da campanha, entre outros. Estes códigos colocados no URL a ser partilhado vão permitir tornar os resultados mais assertivos das tuas estratégias de e-mail marketing, anúncios, banners, sms marketing, entre outros.
O que são os códigos UTM e para que servem?
Se queres ter uma visão mais clara sobre como os utilizadores estão a chegar ao teu website e a interagir com a tua marca, os códigos UTM são uma ótima ferramenta.
Os Códigos UTM são identificadores adicionais que podes adicionar aos links de destino das tuas campanhas de marketing. Estes permitem que rastreies e analises como os utilizadores estão a chegar ao teu website, através dos UTM consegues identificar a fonte, o meio, o conteúdo e o termo de pesquisa que levou o utilizador ao teu website.
Onde podes usar os códigos UTM?
De forma resumida, podes utilizar os códigos UTM em todos os locais onde seja possível colocar um URL, por exemplo, E-mail Marketing, anúncios, banners, QR-Codes, SMS-Marketing, entre outros. Através dos códigos UTM consegues:
- Analisar a fonte de tráfego – Com os códigos de UTM consegues perceber quais são as tuas melhores fontes de tráfego, as que geram mais conversões, se é por exemplo Google Ads, Facebook, e-mail marketing, sms marketing, etc.
- Analisar o tipo de conteúdo – Para além da fonte consegues analisar qual é o tipo de conteúdo que maior retorno te está a gerar se são, por exemplo, os anúncios da rede de pesquisa ou da rede display, ou do feed vs stories;
- Analisar a forma do conteúdo – com os códigos utms consegues perceber quais é que são os teus criativos vencedores, de forma apostares mais e criares conteúdo semelhante.
- Analisar os termos de pesquisa – se utilizas anúncios para a rede de pesquisa, através dos códigos UTM consegues identificar os termos de pesquisa que levam os utilizadores ao teu website. Isso permite, por exemplo, descobrires quais são os termos mais eficazes e ajustar a tua estratégia de palavras-chave.
Onde criar os códigos UTM?
Podes utilizar a ferramenta da Google – através desta consegues adicionar os parâmetros UTM que são importantes para que consigas analisar as tuas campanhas em Google Analytics.
Explicação de cada um dos campos obrigatórios dos códigos UTM:
- Website URL – campo onde deves colocar o URL do teu website;
- Campaign source – fonte de tráfego onde vai ser difundido este URL com o código UTM (por esse motivo deves criar um URL diferente para cada canal), podes colocar por exemplo: Facebook, google, newsletter, etc.
- Campaign medium – meio onde vai ser difundida a campanha independentemente da fonte, por exemplo, stories, feed, banner, email, etc.
- Campaign name – campo onde colocas o nome da campanha – deves escolher nomes distintos para cada uma das campanhas, para ser mais fácil distinguires as informações no Google Analytics.
Recomendação: cria uma predefinição para cada um dos campos. Assim, garantes que tens uma uniformização para cada um dos campos, o que te ajuda na análise das campanhas, assim como, na criação dos códigos UTM, desta forma, também eliminas a possibilidade de utilizar acidentalmente códigos ligeiramente diferentes, que depois dificultarão a leitura dos teus dados.
Aspeto final de um URL com um código UTM:
Os campos obrigatórios para colocares no teu URL, são os seguintes:
- source,
- medium
- campaign
Alerta: quando alguém acede ao teu URL com um código UTM e carrega noutra página, o URL faz refresh e o código UTM pode perder-se, para os parâmetros UTM persistirem na atualização da página, podes armazenar os valores no armazenamento local do navegador ou utilizar um parâmetro URL ou identificador de fragmento, que não se perdem quando a página é atualizada. Outra opção é anexar os parâmetros UTM ao URL da tua página e depois utilizar JavaScript para ler o URL e atualizar o conteúdo da página.
Dicas para usares os códigos UTM:
Newsletters – coloca links com códigos UTM em todas as tuas newsletters, procura criar um padrão nos códigos UTM que crias para conseguires associar a determinado nível de performance a um tipo específico de conteúdo da newsletter. Testa hipóteses e procura padrões. Para a tua audiência, qual é que será a tipologia de e-mails que resulta melhor?
SMS Marketing – a lógica do e-mail marketing é a mesma para o SMS Marketing. Procura utilizar um encurtador de links, para evitares gastar caracteres da mensagem com URL compridos. Desta forma, face ao investimento gerado e ao respetivo retorno, consegues calcular o teu ROAS/ROI.
Social Media Ads – cria uma matriz para os teus códigos UTM e garante que através deles consegues perceber qual é a campanha, o conjunto de anúncios ou os criativos que melhor estão a performar.
Segundo a Hootsuite, os códigos UTM para as redes sociais têm três grandes benefícios:
- Ajudam a acompanhar o valor das campanhas e a medir o ROI.
- Fornecem dados precisos sobre as fontes de conversão e de tráfego.
- Permitem-lhe testar post individuais em estilo clássico de teste A/B.
Importante: Não utilizes códigos UTM para ligações dentro do seu website, por exemplo, em artigos de blog ou banners, isto pode levar a erros. Os códigos UTM são especificamente utilizados para medir dados de tráfego que chegam a partir de fontes externas (como redes sociais).
Extra: Garante que o teu Google Analytics se encontra bem integrado com o teu website para que todos os teus códigos UTM sejam possíveis de ler. Ao mesmo tempo, teres um ficheiro de Excel pode ajudar-te a concentrar todos os URL que criaste associado a um código UTM. Podes colocar neste ficheiro uma coluna, com um campo para Notas, para apontares detalhes importantes.
Em Resumo
Os códigos UTM são uma ferramenta valiosa para o marketing digital, permitindo que acompanhes o desempenho das tuas campanhas de marketing e entendas melhor o comportamento dos teus clientes. Estes ajudam a identificar as fontes de tráfego do website, permitindo que atribuas conversões a campanhas específicas e melhores a tua estratégia de marketing. Além disso, os códigos UTM são fáceis de implementar e podem ser usados em várias plataformas de marketing, incluindo e-mails, redes sociais e anúncios pagos.
Ao usar códigos UTM asseguras que consegues medir o sucesso das tuas iniciativas e ajustar as tuas estratégias para melhor atender às necessidades dos teus clientes. Com dados precisos e confiáveis, estás mais capaz de tomar decisões informadas sobre onde e como investir o teu orçamento de marketing. Se procuras uma forma de melhorar a tua estratégia de marketing digital, os códigos UTM são uma ótima opção a ser considerada.
Esperamos que tenhas gostado de ler sobre O que são os códigos UTM e para que servem. Deixa-nos o teu comentário sobre o assunto a baixo, e não te esqueças de deixar algum amor à nosso autora Inês Dias.
Inês Dias
Olá, eu sou a Inês! E adoro t-shirts com frases. Sou licenciada em Ciências da Comunicação, com especialização em Publicidade e Relações Públicas e mestre em Negócio Eletrónico.
O meu quotidiano profissional inclui gerir redes sociais, tráfego pago e lojas online. Apaixona-me o Marketing Digital, a criação de estratégias e fazer o check nos KPI’s 😉
Estou aqui para te ajudar em temas como redes sociais, e-mail marketing, anúncios no universo Meta e Google e lojas online (se forem construídas em Shopify consigo ser ainda mais útil 😊).