Como Ter Conteúdo e Parecer ma Marca Grande Por 0€ → Na era do Instagram e do TikTok uma nova marca não necessita da Cristina Ferreira para causar impacto.
O online requer variedade e rapidez na criação de criativos para testar o que funciona melhor. E sessões fotográficas e vídeos com modelos absorvem do budget anual, sem certezas dos resultados em anúncios.
Mas também é preciso alimentar as páginas com conteúdo orgânico. Criadores de conteúdo são a solução para uma comunicação digital mais ágil.
Diferenças entre Criadores de Conteúdo e Influenciadores
Ter seguidores ou interação não são sinónimos de gerar influência.
Em 2019, a Instagrammer americana Arii (2 milhões de seguidores) criou a sua marca e mesmo com 2 milhões não vendeu o número mínimo exigido em fábrica (36). Por outro lado, influencers como Helena Coelho esgotam produtos, revistas ou até mesmo jantares de natal que organizam com fãs em 45 seg.
Pessoas seguem outras por diversos motivos. Pelo conteúdo produzido sobre uma área, pela beleza ou corpo, pelo lifestyle, mas são poucos os perfis que levam a agir além do gosto ou comentário.
Quais os benefícios do Conteúdo Gerado Por Criadores
Há criadores que produzem com qualidade equiparada de estúdio.
Exemplo com perfil com menos de 2000 seguidores.
Mas também há criadores que transmitem os benefícios e fazem reviews através de vídeos no Smartphone ou para o Youtube.
Em perfis até 30 000 seguidores se houver uma identificação com a marca e produto é possível obter conteúdo em troca de produto + cupão de desconto e respetivas vendas do mesmo.
Como Escolher Criadores de Conteúdo
1. Alinhar os meios antes da mensagem
O livro “Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem” de Mcluhan aborda que
“Os suportes da comunicação e as tecnologias são determinantes na mensagem: os conteúdos modificam-se em função dos meios que os veiculam. O meio é a mensagem porque é o meio o que modela e controla a escala e forma das associações.”
Por exemplo, um excerto de um vídeo para o Youtube pode não funcionar tão bem num Reels ou anúncio no Instagram. Contudo transmite credibilidade e prova social numa publicação orgânica (para quem visita o feed).
2. Estilo e Mensagem
Criadores de conteúdo necessitam de liberdade e de expressarem com o seu estilo. A escolha passa por escolher criadores de conteúdo que naturalmente criam no estilo que a marca pretende comunicar.
Guias devem ser enviados como referência apenas.:
- Mood Board com inspiração estética
- Imagens que demonstram o que não fazer
- Exemplos de Conteúdo
- Pontos-Chaves (Como usar, benefícios, pontos de diferenciação)
3. Como Encontrar Perfis
Existem perfis legitimos que não utilizam esquemas para aumentar os números nas ferramentas de Influencer Marketing. E existem perfis que trocam comentários entre si para aumentar engagement (são caça produtos/marcas).
É um detalhe a ter em conta porque os resultados na criação de conteúdo são diferentes.
- Softwares: Primetag, Swonkie, Heepsy, entre outros
- Canais Semelhantes num Canal do Youtube
- Perfis seguidos no Instagram. Exemplo: Perfil X de Vegan Lifestyle segue outros perfis da área
- Pessoas com multiplos canais mas com menor audiência num. Exemplo: Perfil X tem 40000 seguidores no Instagram mas no Youtube tem 400 views.
O Conteúdo Não deve ser Estático
As marcas devem adaptar o conteúdo caso seja necessário.
Legendar para anúncios.
Ou mudar o ângulo da foto ou editar com design.
Colaborações Pagas
Há marcas e criadores de conteúdo que concordam na utilização de imagem por parte da marca de forma gratuita. Se funcionar, o mais correto será premiar Criadores de Conteúdo com comissões das vendas (mesmo que não esteja combinado) ou com novos conteúdos pagos.
Elevar a marca com Imprensa (Press-Release)
A imprensa ajuda a criar credibilização. Nem todas as notícias são geradoras de tráfego mas podem funcionar na construção de marca.
- Logo dos Jornais e Programas no Site
- Vídeo no Programa no Facebook (Mesmo que seja em canais mais pequenos como o Porto Canal)
- Notícia no Destaque do Facebook para ser o primeiro impacto de quem visita a página
- Utilização de presença na TV para anúncio
Como Aparecer na Imprensa
- Ter um ângulo chamativo para ser notícia (Nem tudo é notícia )
- Escolher os meios e elaborar graus de dificuldade (Aparecer na secção Lifestyle da NIT é mais díficil do que na Notícias ao Minuto)
- Ver as/os jornalistas que falam do tema e contactar
- Uma press-release deve ser escrita como fosse a notícia. Muitas das vezes os meios copiam e colam ou fazem pequenas alterações.
- Estrutura da Press Release no Corpo de Email com Link de Drive com Imagens, Bullet Points de Resumo pré o corpo da notícia e Contactos no final da press
Marcas novas devem gerar percepção através da comunicação porque facilita a abertura de portas.
A resposta é mais favorável em contactar Influenciadoras conhecidas ou Lojas de Revenda, tendo aparecido nos jornais/programas e ter uma marca com conteúdo humanizado ou com impacto visual.
Esperamos que tenhas gostado de ler estas Como ter conteúdo e parecer uma marca grande por 0€. Deixa-nos o teu comentário sobre o assunto a baixo, e não te esqueças de deixar algum amor ao nosso autor Muhammad Seedat.
Muhammad Seedat
Olá! Chamo-me Muhammad e ajudo profissionais e marcas na estratégia digital, a crescerem as vendas com publicidade online e conteúdo, sem gastarem tempo com ações sem impacto!
Vamos melhorar resultados?
Conto com cinco anos de experiência na área do Marketing Digital. Com um percurso ligado em agências de publicidade tive a oportunidade de desenvolver e executar estratégias de Marketing ou Comunicação para empresas B2C, B2B e eventos. O ritmo de agência e a diversidade de clientes (Moda, Cosmética, Ferramentas, Gastronomia, Saúde, etc) proporcionaram uma capacidade de adaptação e conhecimento de diversas indústrias. O Marketing e a Comunicação são como um jogo de cartas. Vamos a jogo numa conjuntura que requer análise e no terreno com as cartas disponíveis ou novas cartas do baralho planeamos e executamos uma estratégia. Contudo temos de ter sempre uma capacidade de adaptação para antecipar novas investidas ou mudanças da conjuntura.
Comments 1