Vivemos num momento digital e o consumidor passa cada vez mais horas online. Segundo estudos recentes realizados pela DataReportal, em 2021, os portugueses passam uma média diária de quase 8 horas online, sendo quase 2h30 passadas nas redes sociais. Observamos a necessidade urgente de estarmos presentes online, assim como trazer para o mundo virtual os nossos negócios, mesmo que sejam negócios locais, já que um dos principais motivos para passarmos tantas horas online é a procura de inspiração sobre o que fazer e/ou o que comprar na internet.
Um negócio local não tem de se restringir às quatro paredes e à geografia onde se encontra. Por exemplo, uma loja de roupa local pode vender para todo o mundo, sem qualquer tipo de limitações geográficas, desde que detenha capacidade tecnológica e logística para o realizar. Porém, não podemos simplesmente abrir uma loja, física ou online, e esperar que os clientes surjam automaticamente. As iniciativas de marketing são fundamentais para que o consumidor nos conheça e para despertarmos o interesse e necessidade de compra do nosso produto.
É neste contexto que vou apresentar-te 5 dicas sobre como o teu negócio local pode vender online. Reforço que estas iniciativas são importantes para quem tem loja física, mas também podem ser úteis para quem já tem uma loja online e procura potenciar a venda através de outros canais.
1. Criação de uma loja online para negócios locais
A criação de uma loja online é, na maioria das vezes, o principal ponto de partida da venda online para negócios locais. Esta oferece a possibilidade de venderes 24/7 sem nunca fechares a tua loja, mesmo quando as redes sociais estão em baixo e inutilizáveis.
Com a loja online tens a possibilidade de estar a vender enquanto realizas outras tarefas do teu negócio local, sem que tenhas que despender o teu tempo a atender o cliente. No entanto, lembra-te que, no fim, terás sempre que preparar o envio da encomenda.
Atualmente, a construção da loja online é cada vez mais fácil de realizar, na medida em que existe uma diversificação de plataformas de CMS (Content Management System) que te ajudam a construir, gerir e editar a tua loja, sem que tenhas de ter conhecimentos de linguagem de programação ou recorrer a alguém especializado para ajudar.
Segundo a Built With, que analisou 1 milhão de e-commerces com mais tráfego do mundo, foi possível concluir que as principais plataformas utilizadas são o WordPress (com o plugin de woocommerce) com 29% de representação e o Shopify com 19%. Ambas são plataformas muito intuitivas e seguras para a criação de um e-commerce para o teu negócio local, tal como para escalar o projeto no futuro. Adicionalmente, tanto o Shopify como o Woocommerce apresentam outras vantagens, tais como: disponibilizam backoffice intuitivo e de fácil utilização, atualizações frequentes, personalização intuitiva, facilidade de integração com diferentes plataformas (como e-mail marketing ou gateway de pagamentos) e são fáceis de rastrear pelos motores de busca.
No momento de criação da tua loja online lembra-te, que para além do CMS é também necessário uma estrutura de apoio ao cliente, logística, requisitos legais obrigatórios, gateway de pagamentos, entre outros.
2. Facebook & Instagram Shop para negócios locais
A Meta, ao longo dos últimos anos e sobretudo após o confinamento de 2020, tem vindo gradualmente a disponibilizar e a melhorar ferramentas para a venda online, mesmo para negócios locais. É assim que surge o Facebook & Instagram Shop, uma ferramenta acessível para quem tem Conta Comercial nestas redes sociais. Deste modo, os negócios locais têm a possibilidade de apresentar e criar uma montra de produtos totalmente gratuita e ainda possível de integrar com outros canais como o Whatsapp e o Messenger.
Para criares a tua loja no Facebook e/ou Instagram, tens que garantir que tens Conta Comercial (Facebook) e/ou Conta empresarial (Instagram) e um Catálogo no Facebook. Posteriormente terás, através desta página, de selecionar qual destes métodos de finalização de compra, válidos em Portugal, pretendes utilizar: se a finalização da compra se realiza no website ou com mensagem privada, bem como associar as tuas contas de Facebook e Instagram, tal como o Gerenciador de Negócios. Com estes passos terminados, lembra-te de adicionar os produtos que queres vender, criar coleções e personalizar a tua loja.
Agora, já podes identificar produtos nos teus posts e começar a vender online os produtos do teu negócio local!
3. Diretos no Facebook & Instagram para negócios locais
Apesar desta ser uma funcionalidade disponível no Facebook desde 2016, foi em 2020 que os negoócios locais de todo o mundo reinventaram-se e começaram a usar este meio para vender os seus produtos online, inicialmente apenas no Facebook e gradualmente no Instagram.
A principal vantagem da utilização desta funcionalidade é que, ao iniciar um vídeo em direto, os teus seguidores receberão uma notificação a alertar que o direto irá começar. Os tempos médios de visualização de diretos, em comparação com os vídeos normais disponibilizados, são 75% superiores, o que demonstra elevado interesse por quem os assiste.
Através das lives, tens a possibilidade de contactar diretamente com o teu público, dar aconselhamento em direto e esclarecer quaisquer dúvidas sobre os teus produtos numa audiência mais ampla e imediata, do que se fosse por mensagem privada ou na loja física.
Para iniciar um direto de vendas no Facebook ou Instagram, apenas precisas de ter conta nestas redes sociais.
Dica extra: Anuncia previamente a que horas se vai realizar o direto do teu negócio local!
4. E-Mail & SMS Marketing para negócios locais
O facto de teres um negócio offline não impossibilita que apenas realizes a comunicação e a venda por esse meio. É assim que surge a possibilidade de comunicar e vender também por e-mail e/ou por SMS.
Muitos negócios locais têm uma base de clientes alargada, muitas vezes proporcionada por programas de fidelização, em que o cliente tem de partilhar os seus dados. Caso o cliente aceite expressamente receber comunicações e se encontre dentro das normas do RGPD, estes dados poderão ser utilizados para fins de comunicação de marketing.
A comunicação por estes canais pode anunciar a chegada de produtos novos ao teu negócio local, de uma nova coleção ou até de uma promoção exclusiva que se irá realizar e concretizar através do envio de uma SMS e/ou e-mail. Uma vez alinhada a comunicação com o objetivo, em que o cliente, para finalizar a compra, terá que responder ao SMS e/ou e-mail, receberá de seguida os dados para pagamento e, por fim, apenas terá que levantar o produto em loja ou aguardar que seja enviado para a sua morada.
Esta é uma opção que poderá exigir um elevado comprometimento humano mas que, quando desenvolvido de forma estratégica, traz muitos resultados.
5. Marketplaces para negócios locais
A venda em Marketplaces é uma das primeiras opções quando se pretende iniciar a comercialização online do teu negócio local, uma vez que acaba por reunir vários benefícios: aumenta a notoriedade da marca, a oportunidade de chegar a um público mais amplo, a angariação de novos clientes, a possibilidade de obter as primeiras vendas online, de testar novos produtos e novos mercados, entre outros.
No entanto, é importante que tenhas em consideração que a venda online, suportada exclusivamente através do Marketplace, poderá revelar-se desvantajosa a nível de margem de negócio, já que para operar através destes canais é necessário o pagamento de uma comissão e, dependendo do marketplace ou do produto, pode variar entre os 5% e os 25%. Por outro lado, é necessário ler e ter em atenção as condições de utilização de cada marketplace, assim como cumpri-las de forma rigorosa. Caso contrário, poderemos ficar com a conta bloqueada.
Antes de dar o passo e iniciar as vendas em Marketplaces é necessário fazer uma avaliação sobre quais as plataformas que se enquadram melhor dentro do mercado em que atuamos, do produto que disponibilizamos, e também qual o segmento em que atuamos com o nosso negócio local: B2C, B2B ou C2C.
Destaco alguns Marketplaces interessantes para explorar: Amazon, Dott, KuantoKusta, OLX, Fnac, Worten, Glovo, Uber Eats, Etsy, eBay, Aliexpress e Wish.
6. Dica bónus para negócios locais – Grupos de Facebook & Whatsapp
Os grupos, tanto no Facebook como no Whatsapp, são das funcionalidades mais antigas desenvolvidas nestes dois canais. Foram geradas com o objetivo de incentivar a partilha de experiências e a conversação entre pessoas e marcas que possuem interesses comuns por determinados temas.
Atualmente, para além de espaço de troca de ideias, são também utilizados como espaço para a venda e troca de artigos. Apesar de apresentarem várias vantagens, como a proximidade com o cliente, reconhecimento e engagement com a marca, o dia-a-dia de um negócio exige um elevado envolvimento por parte da marca, nomeadamente no que respeita à expedição ou faturação da encomenda, uma vez que os grupos de Facebook e Whatsapp não se integram com softwares externos de processamento de encomendas. A venda através deste meio, exige processos manuais, que poderão ser dispendiosos a nível de tempo e, como tal,será necessário avaliar previamente se faz sentido estar presente neste meio.
No entanto, este é um meio interessante para comunicar e atrair público. Caso pretendas avançar com um grupo para potenciar as vendas do teu negócio local, desafio-te a que o comuniques tanto nas redes sociais da marca como através de um QR code presente na loja física, em cartazes, etiquetas de produto, entre outros meios relevantes.
Agora, que já conheces vários canais onde o teu negócio local pode vender online e como potenciar as vendas, lembra-te de que é importante o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação, tanto offline como online. Assim, para além de potenciar as vendas em todos os canais, os resultados serão também mais motivadores e certamente irão ao encontro das tuas expectativas e objetivos de negócio. Por fim, recordo ainda que, apesar de tentadora a ideia de vender online, é também necessário avaliar o esforço necessário, sobretudo ao nível do tempo e investimento monetário.
Esperamos que tenhas gostado de ler sobre Como o teu negócio local pode vender online. Deixa-nos o teu comentário sobre o assunto , e não te esqueças de deixar algum amor à nossa autora Sofia Correia.
Sofia Correia
Especializada em Marketing Digital e com +7 anos de experiência na área. Tive a oportunidade de trabalhar com várias empresas, desde multinacionais a pequenos negócios e de colaborar com +50 projetos em Marketing Digital & E-Commerce.
Atualmente ajudo mulheres a transformarem os seus e-commerce’s com dicas de marketing digital. Podes encontrar-me através do Instagram em @sofiacorreia.pt, no meu site www.sofiacorreia.pt ou contactar-me directamente através de sofia@sofiacorreia.pt
Comments 1