Queres atualizar a tua estratégia de Redes Sociais Para 2023, mas não sabes o que deves considerar? Estou aqui para ti.
Um dos fatores mais importantes quando fazemos mudanças na nossa estratégia são dados. Como tal, todos os anos a comunidade digital aguarda ansiosamente pelo relatório publicado pela Datareportal. O Digital 2023 Global Overview Report – produzido em parceria com a Meltwater e We Are Social – tem todos os dados e conhecimentos de que necessitamos sobre as últimas tendências do mercado digital e redes sociais, incluindo dados sobre o comportamento do utilizador nas Redes Sociais, tanto a nível mundial como nacional. Isto dá-nos uma percepção muito clara sobre quais as tendências que estão a estabelecer-se nas plataformas de redes sociais pelos seus usuários.
O relatório deste ano contém mais de 400 páginas. Mas não se preocupem – gestores de redes sociais – eu já li e analisei todo o relatório, e hoje trago-vos os insights que considerei mais relevantes, relativamente a tendências, dados a considerar, e quais os principais insights que devemos ter a considerar na atualização da nossa estratégia de redes sociais para este novo ano.

1. Percentagem De Crescimento De Utilizadores Nas Redes Sociais Mais Baixo Dos Últimos 10 Anos
Em 2023, as redes sociais atingiram os 4.76 biliões de utilizadores, face a 2022 é uma subida de 3%. Este valor apesar de ter subido, é a subida mais baixa desde 2013.
Para além disso, quando olhamos para o universo de pessoas que usa a internet, cerca de 92% também são utilizadores das redes sociais.
2. Estamos Mesmo A Passar Mais Tempo Nas Redes Sociais?
Em média os utilizadores despendem de 2h31m nas redes sociais, um crescimento de mais 3 minutos face a 2022. Claro que isto é uma média. Mas a par do crescimento menos acentuado de utilizadores, podemos dizer que o tempo médio despendido nas redes sociais não se alterou muito significativamente face ao ano anterior.
3. Porque Usam Redes Sociais?
Tendo em conta este relatório, estas são as 7 principais razões para o uso das redes sociais:
- Manter o contacto com amigos e família;
- Preencher tempo livre;
- Ler novas histórias;
- Procurar conteúdo;
- Ver quais é que são os hot topics do momento;
- Procurar inspiração de coisas para fazer ou comprar;
- Procurar produtos para comprar;
4. Quais As Redes Sociais Preferidas Dos Utilizadores?
O Facebook, o Youtube, o WhatsApp e o Instagram são as redes sociais mais utilizadas, no mundo. Ainda assim, quando questionados os utilizadores dizem que o WhatsApp, Instagram e Facebook são as suas redes sociais favoritas.
5. Mais Plataformas De Redes Sociais, Mas O TikTok e Youtube Ganham A Atenção Dos Utilizadores
Em Portugal em média os utilizadores entre os 16 e os 64 anos usam ativamente, por mês, cerca de 6.8 redes sociais.
No mundo todo, os utilizadores com idades compreendidas entre os 16 e os 64 anos passam em média, por mês, 23h28m no TikTok e 23h09m no Youtube. Esta tendência de consumo reforça a importância do conteúdo em formato de vídeo, nomeadamente, vídeos curtos como é o caso do Tik Tok ou do Youtube Shorts.

6. Redes Sociais Como Motores De Pesquisa E Influenciadores Como Potenciadores De Marcas
Em Portugal, 53,5% dos utilizadores das redes sociais, entre os 16 e os 64 anos, visitam as redes sociais para descobrir coisas novas sobre marcas e verem os seus conteúdos (valor acima da referência mundial).
Levando-nos a observar uma tendência em que as redes sociais funcionam cada vez mais como motores de busca.
A pesquisa por marcas acontece transversalmente em todas as redes sociais, mas mais no Instagram, Facebook e Pinterest.
Curiosamente, o Facebook é responsável por 67% do tráfego proveniente das redes sociais para os websites das marcas.
As marcas aparecem como o 5º tipo de contas que os utilizadores de redes sociais mais seguem. Ainda assim, é importante destacar que 25.5% dos portugueses seguem influenciadores nas redes sociais.
7. Insights Específicos Por Rede Social
Facebook:
- 50% das publicações no Facebook são partilha de links;
- Por dia no Facebook, as marcas partilham 1.27 posts;
- O tipo de conteúdos que gera mais engajamento no Facebook é fotografias – 0.12%;
- Em Portugal o valor médio de engajamento do Facebook é de 0.11% – a média mundial é de 0.07%.
Insight: pode ser interessante experimentares o formato de partilha de link, assim como, as fotografias no Facebook.
Instagram:
- São partilhados, por dia, pelas marcas 1.77 de posts;
- 45% das publicações no Instagram são fotografias, de seguida vídeos (36%) e depois carrosséis (19%);
- O tipo de conteúdo que gera mais engajamento são os carrosséis (0.76%) – o valor médio de engajamento do Instagram é de 0,65%.
Insight: pode ser interessante experimentares o formato de carrossel, pelo potencial de maior taxa de engajamento.
Dado curioso: O alcance pago do Facebook e do Instagram diminuiu face a 2022 – 6% e 10%, respetivamente.
Cada rede social revela uma função predominante. A maioria dos utilizadores do Facebook, utiliza esta rede social para estar em contacto com os amigos e família. No entanto, utilizam o Instagram para partilhar e enviar fotografias e vídeos. Já o Tik Tok é utilizado para usufruir de conteúdo divertido ou de entretenimento.

Já as experiências offline podem ser vistas como uma oportunidade para produção de conteúdo online – USG.
8. Social Commerce E Live Shopping Como Tendências Para 2023 Nas Redes Sociais
Segundo o Datareportal, Digital 2023 Global Overview Report Estima-se ainda que o Social Commerce até 2025 seja responsável por 16,7% das vendas do e-commerce.
O Swonkie, plataforma de gestão de redes sociais, também reforça o Social Commerce e o Live Shopping como tendências para 2023. Tem-se verificado um crescimento contínuo neste setor à medida que mais plataformas se tornam destinos de compras populares para os consumidores.
A par do Social Commerce soma-se a tendência do Live Shopping, em linha com a vontade das redes sociais de simplificar a jornada do consumidor. Através do Live Shopping é possível aliar os conteúdos de entretenimento e vendas, como, por exemplo, através de transmissões ao vivo de demonstrações de produtos.
9. Criação De Comunidades Nas Redes Sociais
Ainda assim, as redes sociais são sociais e não (só) comerciais, por esse motivo, mantém-se a importância de se criar comunidades e de se trabalhar o Marketing de Influência e de potenciar o User Generated Content (UGC).
Cria uma comunidade em torno da tua marca e com isto serás capaz de:
- Criar uma relação próxima com os teus seguidores;
- Transformar membros em embaixadores da marca – que serão mais suscetíveis de produzir conteúdos (UGC);
Conclusão:
Em 2023, para as redes sociais mantém-se uma regra de ouro: será vencedor o formato que acrescentar mais valor ao teu público-alvo, e neste momento o formato vencedor é video. Está atento/a às tendências, mede, testa e volta a medir, mas não te esqueças que vender é servir e que as pessoas compram de pessoas.
Esperamos que tenhas gostado de ler sobre as Tendências e Panorama das Redes Sociais em 2023. Deixa-nos o teu comentário sobre o assunto a baixo, e não te esqueças de deixar algum amor à nosso autora Inês Dias.

Inês Dias
Olá, eu sou a Inês! E adoro t-shirts com frases. Sou licenciada em Ciências da Comunicação, com especialização em Publicidade e Relações Públicas e mestre em Negócio Eletrónico.
O meu quotidiano profissional inclui gerir redes sociais, tráfego pago e lojas online. Apaixona-me o Marketing Digital, a criação de estratégias e fazer o check nos KPI’s 😉
Estou aqui para te ajudar em temas como redes sociais, e-mail marketing, anúncios no universo Meta e Google e lojas online (se forem construídas em Shopify consigo ser ainda mais útil 😊).