Como te contei no último artigo com Dicas Infalíveis para Melhorar a Tua Escrita, um dos principais ingredientes de sucesso da escrita é praticar, praticar e praticar. Já todos sentimos dificuldade em escrever, em captar a atenção dos nossos leitores ou que não somos capazes de responder ao desafio.
A diferença está na forma como encaras os “problemas” e procuras melhorar à medida que vais escrevendo. Se não praticares e te convenceres que a narrativa que criaste na tua cabeça é verdadeira, vais ficar onde estás.
Vamos deixar as desculpas de lado e começar a praticar a escrita com exercícios simples? Deixo-te aqui 4 Exercícios Simples Para Melhorar a Tua Escrita.
1. Descreve o dia de um objeto que anda sempre contigo.

Escolhe um objeto que está sempre contigo e imagina como é que é o seu dia. Pode ser o teu telemóvel, a tua carteira, ou as tuas sapatilhas. Tu é que escolhes.
Coloca-te na cabeça desse objeto e imagina como é que se sente, o que é que observa, quais são as suas aventuras e sonhos.
Será que tem filhos? Será que quer mudar de país? Ou que procura um novo dono, porque se sente sozinho? Será que está apaixonado? Será que veio de outro país?
Vamos, pega na caneta, ou senta-te em frente ao computador e cria um texto que resume o dia do objeto que escolheste. Uma vez, fiz este exercício para descrever um dia do meu batom, e diverti-me imenso! Diverte-te e escreve sem filtros.
No final, podes procurar dar um título ao texto. E por que não pensares também num nome para o teu objeto?
2. Cria um texto com 5 palavras diferentes.

Primeiro, escolhe 5 letras diferentes do alfabeto. Depois, escolhe a primeira palavra que te vier à cabeça para cada uma das letras.
Vamos imaginar que escreveste estas palavras: crocodilo, escadas, música, papagaio e diospiros. Ignora os pensamentos que te vão dizer que é impossível ligares estas palavras e criares um texto.
Encara antes o exercício como um momento diferente. Será que o crocodilo viu um papagaio a voar? Será que o crocodilo o apanhou ou está preso numas escadas muito altas? Será que o crocodilo estava à procura de diospiros e um papagaio distraiu-o?
Mesmo que as primeiras ideias te possam parecer improváveis ou ilógicas, escreve e vê onde a imaginação te leva. O único requisito obrigatório é usares as palavras que definiste no início do exercício.
Podes recorrer a este exercício as vezes que quiseres. Para te desafiares um pouco mais, escolhe 5 palavras diferentes para a mesma letra, como neste exemplo: bola, Brasil, bolota, baleia e boleia.
3. Pensa na última viagem que fizeste e descreve o teu momento preferido.

É sempre bom recordar os momentos que nos marcam. Recorda a tua última viagem e pensa em coisas como:
- Qual foi o meu momento preferido?
- Como é que eu me senti?
- Como é que cheguei a esse lugar?
- Com quem é que eu estava?
- Que sons é que me me marcaram?
- Havia algum cheiro intenso?
Tenta escrever este momento com todos os detalhes que o marcaram. Uma descrição muito fiel que nos transporte até lá.
Não interessa se tens poucas ou muitas palavras. Escreve e procura recordar todos os pormenores que enriqueçam o teu texto.
4. Pensa em palavras diferentes para descrever os objetos à tua volta.

Esta é um dos exercícios que Gary Provost recomenda no livro “Cem Maneiras de Melhorar A Escrita”. Senta-te, escolhe um objeto à tua frente e pensa noutras palavras que o possam descrever.
Tens uma mesa à tua frente? Pode ser também uma secretária, uma bancada, uma escrivaninha.
Se sentires alguma dificuldade com objetos, este exercício aplica-se facilmente a verbos.
À medida que escreveres um texto, olha para os verbos e pensa em sinónimos que os podem substituir. Em vez de “falar”, podes optar por “comunicar”, “dialogar”, “exprimir” ou “pronunciar”.
Pensar em alternativas vai ajudar-te a enriquecer o teu vocabulário e a tornar a tua escrita mais ágil e elástica.
5. Uma dica extra para te ajudar a melhorar a escrita.

Além destes exercícios, há outro truque que podes pôr em prática: escreve num diário, ou faz uma pequena reflexão diária.
Define um momento no calendário para escreveres, desabafares, aquilo que quiseres.
E mesmo que escrevas apenas uma frase, o que importa é que escrevas. E podem ser apenas 5 minutos do teu dia.
Conclusão
Nunca te esqueças que a escrita é um músculo que se treina. Cresce a cada dia que passa, e moldado para diferentes estímulos. E é precisamente esse o objetivo destes 4 exercícios simples para melhorar a tua escrita. Colocares-te em situações diferentes, imaginares-te na pele de outras pessoas (ou objetos) para que a tua escrita fique mais moldável e elástica.
Diverte-te, pega na caneta e partilha os teus exercícios comigo. Estou muito curiosa para ver os teus resultados!
Até lá, vê o meu site para descobrires mais estratégias focadas em melhorar a tua comunicação. Até breve!
Referências Bibliográficas:
“Cem Maneiras de Melhorar a Escrita”, Gary Provost

Daniela Grácio Santos
Sou a Daniela Santos, Marketing Generalist na Pixelmatters, e trabalho em diversas áreas estratégicas de Marketing — Marketing de Conteúdo, Copywriting, Content Writing, SEO e Redes Sociais. Acredito que todos temos uma história para contar, e uma voz que merece ser partilhada. Para partilhar a minha história, criei o podcast“Aquilo que ainda não sabes” e o meu site! Se também queres escrever a tua história, ou apenas dizer olá, envia-me um e-mail.